Festival de Artesanato de Carpina reúne artesãos e artesãs da Mata Norte de Pernambuco…
10/12/2018
Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles não votaram nele…
10/12/2018

Câmara discute emancipação política do Limoeiro…

A Câmara de Vereadores de Limoeiro recebeu, nesta segunda, 10/12, membros do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro (IHGCL) para discutir a possível correção da data de emancipação política do município. 
Treze dos quinze vereadores, além do presidente do IHGCL, Sivaldo Venerando e dos sócios-fundadores José Barbosa de Souza e Maria Inez Duarte, participaram da Audiência Pública em que foram expostos os argumentos com cópia do Alvará Régio expedido por D. João em 27 de julho de 1811, emancipando Limoeiro, Paudalho, Vitória de Santo Antão e Cabo de Santo Agostinho.
Atualmente o município comemora a festa de emancipação no dia 6 de abril, com base na eleição do primeiro prefeito após inaugurada a República. Porém, de acordo com o documento, desde 1811 foi determinada a instalação do município com Câmara Municipal, Comarca e Pelourinho.
À época, Limoeiro tinha dois distritos: Bom Jardim e Taquaritinga do Norte, que hoje comemoram 147 e 141 anos de emancipação política, respectivamente o que comprova que Limoeiro não tem apenas 125 anos, mas 207. 
A partir de agora deve ocorrer uma participação mais efetiva da sociedade e os vereadores elaborarão um projeto de Lei coletivo que deve ir à votação. Caso seja aprovado, segue para o Executivo sancionar.(Quebra Regras/Foto: Valdenes Guilherme)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.