‘Basta’, diz Fachin sobre ataques de Bolsonaro à Justiça Eleitoral
19/07/2022
Mudança de local de evento de Lula para casa de show gera críticas
19/07/2022

Bom Jardim-PE comemora 151 anos de emancipação política

O município do Bom Jardim, no Agreste Setentrional de Pernambuco, comemora hoje, 19 de julho, 151 anos de Emancipação Política, e para comemorar essa data tão especial, a prefeitura municipal, tendo a frente o prefeito Janjão,  promove mais uma grande noitada festiva no Pátio de Eventos João Salvino Barbosa, na Praça 19 de Julho,  tendo como atrações o cantor e prata da casa Sérgio Limma, Bruno Cesar, Tarcísio do Acordeon e Jonas Esticado. 
A História  do Município é iniciada pelos mercadores e tropeiros que em Bom Jardim se abrigavam durante a transportação de algodão da Paraíba à capital pernambucana. Uma história continuada pela tradição religiosa dos devotos de Sant’Ana. Pessoas que motivaram o surgimento do povoado que virou vila e depois foi emancipado em 19 de julho de 1871. Localizado na Mesorregião do Agreste Setentrional  Pernambucano e na Microrregião do Médio Capibaribe, o município é formado pelo distrito sede, pelos distritos de Umari, Bizarra, Encruzilhada e Tamboatá, além de vários povoados, dentre os quais Freitas, Lagoa do Negro, Altos, Espera,  Pindobinha e Lagoa Comprida.
O atual prefeito é o professor João Francisco da Silva Neto- Janjão (PL), vice-prefeita Erivânia Maria Ribeiro-Vânia de Miguel (PP), e os vereadores Lenílson Santos de Lima – Lenílson do Posto (PSC- Presidente da CMBJ), José Soares de Sousa Júnior- Júnior de Cuxilo (Pode), Severino Luciano  Chaves da Silva – Bia do Toyota (PT), Adeildo Barbosa dos Santos – Adeildo do Toyota (PSD), Agenildo Marcos de Oliveira – Ninha de Tuquinha (PP), Alexandre Barbosa de Araújo- Alexandre de Biu de Laro (PL), Ana Nery de Lima Cavalcanti – Ana Nery de João Pretinho (PP), Edmílson Luiz de Lima – Misso do Posto (PP), Erivaldo Rodrigues de Melo – Irmão Bia Moto (PSD), Genir Henriques da Silva – Genir Barrão (Pode), Damião Ruan Silva do Nascimento – Ruan de Herculano (PSC), Raimundo Gerônimo da Silva – Mundim de Bento (PL) e Valéria Barbosa de Miranda (PSD). 
Cronologia municipal
  • 29 de dezembro de 1757: é criada a freguesia do Bom Jardim.
  • 16 de agosto de 1800: a povoação do Bom Jardim recebe os foros de Distrito.
  • 19 de maio de 1870: lei Provincial 922 cria o município de Bom Jardim, desmembrado do território de Limoeiro. A sede é elevada à categoria de vila.
  • 19 de julho de 1871: é instalada a Câmara de Bom Jardim, conforme comunicado através de ofício em 24 de julho do mesmo ano.
  • 24 de maio de 1873: criação da Comarca de Bom Jardim.
  • 4 de fevereiro de 1879: elevação da sede a categoria de cidade. O município, no entanto, só foi oficialmente constituído em 10 de julho de 1893, com base no art. 2º das disposições gerais da Lei 52 de 3 de agosto de 1892.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.