Filho de Datena que venceu vício em drogas estreia em rede nacional
18/07/2021
Padre Arlindo, de Tamandaré, celebra aniversário com entrega de 2 mil cestas básicas
18/07/2021

Bom Jardim completa 150 anos de História, nos trilhos da Fé e do empoderamento popular

Do Blog Luís Correa
O município de Bom Jardim, no Agreste pernambucano, completa 150 anos de emancipação política, nesta segunda (19.07). Para marcar a data, uma programação especial com solenidades oficiais, celebração religiosa  e lançamento do marco inicial da construção de um centro social da comunidade católica Obra de Maria.
A agenda do dia do aniversário da cidade, conhecida como “Terra do P’au D’arco’ e dos ‘Músicos”, começa cedo, às 5h, com Alvorada Festiva, com o Grêmio Lítero-Musical Bonjardinense, fundado em 1932 e que preserva viva a tradição musical.
Os moradores ganham um presente bem representativo, a implantação do Centro Social, Cultural, Esportivo e de Qualificação Profissional da Juventude, da Obra de Maria. O bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, e o fundador da Obra de Maria, Gilberto Barbosa, irão visitar o terreno da construção, às 7h30, no bairro da Cohab.         
Seguindo a agenda, na sede da prefeitura, às 9h será lançado o projeto “Minha Rua História”, com as ruas ganhando novas placas, que contam como elas surgiram. Os prefeitos que ocuparam o cargo, desde 1871 até hoje, ganham uma Galeria com suas fotos, que será inaugurada às 9h30. Na ocasião,150 personalidades serão homenageadas com o recebimento de placas comemorativas.
O prédio da secretaria da Saúde passou por reforma e será reinaugurado. Os moradores vão passar a contar com um setor para emissão do RG digital, ambos serão inaugurados às 10h. Logo em seguida, um momento bem especial: o corte do bolo desse aniversário, tão representativo. A manhã termina com missa em Ação de Graças na matriz de Sant’Ana, celebrada pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena.
As comemorações do aniversário dos 150 anos de Bom Jardim seguem às 19h, com a Noite da Prefeitura, na festa da padroeira, Nossa Senhora Sant’Ana, na matriz.
A programação termina com “Live”, transmitida pelas redes sociais da prefeitura. Nela, haverá o lançamento do livro “Bom Jardim das Pedras Encantadas”, do escritor Ivonaldo Luís, que narra as lendas e mitos do imaginário popular, das pedras dos sítios arqueológicos do município.
Também haverá o lançamento do Portal do Turismo, criado para divulgar todas as belezas da cidade www.turismo.bomjardim.gov.br, e para potencializar o desenvolvimento local e o Turismo. A “Live” do aniversário dos 150 da “Terra da Música” encerra, claro, com o musical “Bom Jardim, teus Artistas cantam sua história”.
Por conta da pandemia, os eventos presenciais seguiram os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.