Flexibilizações no plano de convivência começam a valer nesta segunda em Pernambuco
15/11/2021
Bolsonaro lança dúvidas sobre sua filiação ao Partido Liberal
15/11/2021

Banco de sangue convoca voluntários para doarem neste feriado

Folha de Pernambuco
Com baixo estoque de sangue, o Banco de Sangue Hemato, no bairro da Boa Vista, região central do Recife, vai funcionar hoje, em pleno feriado da Proclamação da República, das 7h às 18h, para receber os possíveis doadores, que queiram de disponibilizar em ajudar a reverter essa situação de precariedade.
De acordo com a instituição, nos períodos de feriados prolongados, há uma queda acentuada nos estoques sanguíneos, pois muitas pessoas programam lazer, viajam e se esquecem de agendar a doação.
Qualquer tipo sanguíneo
Ainda segundo o Hemato, atualmente todos os tipos de sangue são necessários no abastecimento do banco. Por isso, o apelo é para que os já  doadores compareçam ao Banco de Sangue para praticar solidariedade e ajudar a salvar até quatro vidas, e deixar uma margem segura para os atendimentos aos pacientes internados nos hospitais. O procedimento é rápido, dura em média 40 minutos.
A instituição informa seguir rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e mantém práticas preventivas para o enfrentamento ao novo coronavírus. 
Requisitos para doar
Quem deseja realizar a doação de sangue, hoje ou em qualquer dia da semana, é necessário seguir cumprir requisitos básicos, como apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc) em bom estado de conservação; ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). 
O Hemato ainda ressalta que não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação); e estar em boas condições de saúde.
Outros pontos exigidos para se habilitar à doação é que a pessoa pese no mínimo 50 kg e não tenha feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, é necessário aguardar três horas; não é necessário estar em jejum; se fez tatuagem e/ou piercing, é preciso aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua, pois o doador precisa esperar 12 meses após a retirada.
O que pode atrapalhar
O voluntário não pode ter diabetes em uso de insulina. Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, é necessário aguardar seis meses para o procedimento. Não pode ter tido doença de chagas ou infecções sexualmente transmissíveis (IST). O candidato que apresentar sintomas de gripe e/ou resfriado deve aguardar sete dias após cessarem os sintomas para, então, realizar a doação. Deve também aguardar 48 horas para doar, caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma. Em casos de hipertensão, medicamentos e cirurgias, o doador pode consultar a equipe.
Já os critérios específicos relacionados ao coronavírus, o Hemato alerta que se o possível doador teve contato com paciente que testou  positivo ou com suspeita de Covid-19, é preciso aguardar 14 dias. Se contraiu a doença, é necessário aguardar 30 dias. No caso de ter tomado vacina Coronavac/Sinovac, deve-se esperar 48 horas, e sete dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen. Os candidatos a doação que viajaram para o exterior devem entrar em contato com a entidade coletora para checar o período em que estão impedidos de doar, pois pode variar de país para país.
Serviço
Banco de Sangue Hemato – Recife
Endereço: Rua Dom Bosco, 723, Boa Vista
Telefones: (81) 3972-4050 | WhatsApp: (81) 98107-0076
Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h – incluindo sábados, domingos e feriados
Estacionamento gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.