Hoje:
30/03/2019
Ginecologista e Obstetra – Marcos Araújo…
30/03/2019

Aprovada mudança da data de Emancipação Política de Limoeiro: 208 anos…

O município de Limoeiro agora passa a ter 208 anos de Emancipação Política. Na sessão de quarta-feira (27) foi aprovado, por unanimidade, na Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei (PL) enviado pelo Poder Executivo, onde solicitava a alteração da data de 06 de abril de 1893 para 27 de julho de 1811. Com isso, o município passaria de 126 para 208 anos. A mesma correção da data já havia ocorrido com Cabo de Santo Agostinho, Paudalho e Vitória de Santo Antão.

O debate começou com o Instituto Histórico e Geográfico de Limoeiro (IHGL). Presidente da entidade, Sivaldo Venerando comemorou o resultado da votação e destacou a importância da alteração da data para a história de Limoeiro. De acordo com Venerando, os muitos meses de estudos e pesquisas culminaram com o reconhecimento da verdadeira data de emancipação. O historiador ainda enalteceu a integração dos órgãos e o entendimento coletivo para que o projeto fosse aprovado.

Um requerimento apresentado pelo vereador Marcos Sérgio (PSD) solicitou do Poder Executivo a elaboração do PL para mudança da data, assim como ocorreu. Na votação o plenário, os 14 parlamentares presentes votaram favoráveis. A vereadora Zélia de Ribeiro do Mel (Podemos) não compareceu por motivo, segundo justificativa, de doença. O documento seguirá para ser sancionado pelo prefeito João Luís (PSB). Com a publicação em Diário Oficial, a lei entrará em vigor. A gestão ainda não falou se, este ano, o aniversário de Limoeiro já será comemorado na nova data. 

Ao final da votação, Marcos comentou a pauta de forma positiva e lembrou que o presente e o futuro de qualquer lugar não podem fugir do passado. Com relação às críticas que surgiram nas redes sociais, onde alguns moradores de Limoeiro alegaram que os vereadores teriam assuntos mais importantes para debater, o parlamentar disse que na Casa Professor Agripino de Almeida tudo que envolve o município entra na pauta, e amenizou ao sublinhar que todos os assuntos têm a sua importância. (Blog do Agreste)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.