Machados: Ex-prefeito Cido Plácido emite nota sobre a rejeição das suas contas pela Câmara Municipal
07/08/2020
Igrejas e templos religiosos aumentam capacidade de público a partir da segunda-feira (10)
07/08/2020

Após petição na internet, BC estuda ação com ‘vira-lata caramelo’

Folha de Pernambuco

Após o anúncio do lançamento da nova cédula de R$ 200 pelo Banco Central (BC), um grupo de internautas e defensores dos animais se mobilizou para fazer com que o “vira-lata caramelo” estampasse a nova nota. De acordo com o texto que acompanha a petição online, criada pelo deputado federal Fred Costa (Patriota-MG), a proposta não descarta a “relevância do lobo-guará na história e na fauna brasileiras”, animal escolhido para aparecer na nova cédula, mas considera que “o cachorro vira-lata está mais relacionado ao cotidiano dos brasileiros”.

“A inclusão do vira-lata caramelo na cédula é incentivo não só para a adoção, mas também para o controle da espécie. Pode representar uma nova fase para o bem-estar animal, visto que as notícias mais recentes são relacionadas aos sofrimentos deles”, diz o manifesto. 

A mobilização ganhou relevância e chegou a membros do Banco Central, que, de acordo com o portal de notícias UOL, se reuniram com o deputado Fred Costa, no dia 30 de julho, para discutir ações de combate aos maus-tratos de animais. De acordo com o UOL, a diretora de administração do BC, Carolina de Assis Barros, confirmou que o banco estuda ações que incluam o “vira-lata caramelo”.

A reportagem afirma que o lançamento de uma moeda comemorativa com o cachorro é uma das alternativas consideradas pela cúpula do BC.

Para além do meme, as ações com as imagens do cachorro vira-lata representam um manifesto pela proteção dos animais. Em postagem nas redes sociais, o deputado afirma que há aproximadamente 30 milhões de animais sem raça definida em situação de abandono e faz um apelo pela adoção e contra os maus-tratos dos cachorros “caramelo”.

De acordo com o Banco Central, a cédula de R$ 200 está em “fase final de testes” e deve entrar em circulação no final de agosto. Até o momento, não foram divulgadas imagens da cédula, que deve ser cinza e com a imagem do lobo-guará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.