Pesquisa Opus: Marília: 27%; Raquel: 14%; Miguel: 11%; Anderson: 10%; Danilo: 5%
07/07/2022
Bom Jardim-PE comemora 151 anos de emancipação política em meio a muitas festividades
07/07/2022

Anúncio de Luciana para vice deve se dar até segunda. Chapa pode ir a Lula

Por Renata Bezerra de Melo/Folha de PernambucoHá um ritual no radar da Frente Popular com previsão de ser cumprido até o final de semana para que o anúncio de Luciana Santos como pré-candidata a vice de Danilo Cabral seja realizado até, no máximo, a próxima segunda-feira (11). O roteiro inclui a apresentação do nome dela como alternativa para a vaga e conversas com partidos integrantes da Frente Popular sobre isso.
Em outras palavras, o PCdoB deve formalizá-la como alternativa e isso será submetido às demais legendas da aliança. Havia siglas desse conjunto já defendendo o nome de Luciana para a composição. Certo é que, assim que essa definição sair, a chapa completa irá ao encontro do ex-presidente Lula.
Detalhe: o líder-mor do PT vai estar em Brasília. na próxima semana, na terça e na quarta-feira, para encontro com parlamentares, visando a uma aproximação com a base. Até lá, estando concluído o anúncio de Luciana Santos como  pré-candidata a vice, não está descartado que a chapa toda siga para a Capital Federal para um encontro com Lula. O PT já externou ao PSB simpatia pela escolha de Luciana para vice.
Nas hostes socialistas, há uma compreensão de que, ao PCdoB, também interessa a vaga. Do ponto de vista das arrumações regionais, o PCdoB chegou a considerar, no Rio Grande do Sul, o nome da ex-deputada federal Manuela d’Ávila para o pleito, mas ela já descartou a hipótese de concorrer. Fora isso, o PCdoB tinha Flávio Dino, governador do Maranhão, que, no entanto, atravessou para o PSB. Ao PT, interessa fazer gesto ao PCdoB, aliado de primeira hora dos petistas. A cúpula do PT já externou isso aos socialistas.
Em outras palavras, como não fizeram nenhum gesto considerável com os comunistas no restante do País, o PT vem repisando essa simpatia por ver Luciana na condição de vice de Danilo Cabral. PT e PCdoB estão umbilicalmente ligados. Inclusive, integram, agora, a mesma federação, o que significa que o PSB, ao contemplar Luciana, está também atendendo Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.