Agreste Setentrional terá cinco prefeitas…

TRI CAMPEÃ : Maria Sebastiana vai governar João Alfredo pela terceira vez

TRI CAMPEÃ : Maria Sebastiana vai governar João Alfredo pela terceira vez

Por Albérico Cassiano

O Agreste setentrional Pernambucano vai ter, a partir de janeiro, cinco prefeitas entre dezenove cidades dessa microrregião do estado. O número ainda é baixo, representa cerca de 20% dos gestores municipais eleitos. 

A mais experiente delas é a prefeita de João Alfredo, Maria Sebastiana (PSD), que vai iniciar o terceiro mandato. Reeleita com 10.063 votos (53,73% dos votos válidos) Maria governou o município pela primeira vez  de 2005 a 2008 e não disputou reeleição. Foi eleita novamente em 2012 (2013 – 2016) e agora estará prefeita até 2020.   

PRIMEIRA - só depois de 88 anos, Surubim elegeu uma prefeita : Ana Célia Cabral

PRIMEIRA – Depois de 88 anos, Surubim elegeu uma prefeita : Ana Célia Cabral

Em Surubim, depois de 88 anos de emancipação política, o município  elegeu a primeira prefeita, Ana Célia Cabral (PSB) venceu a eleição com 18.188 votos (51,54% dos votos válidos). Ex-vice-prefeita (2001-2004) e socialista histórica, é esposa do ex-vereador Biu Farias e atuou no estado nos governos Arraes e Eduardo Campos.

POUCO DINHEIRO : Em Passira, Renya Carla era chamada de "candidata lisa"

POUCO DINHEIRO : Passira, Renya Carla era chamada de “candidata lisa”

A terra do bordado, elegeu uma integrante do Legislativo para conduzir o Executivo: a vereadora de primeiro mandato Renya Carla (PP). Nascida na zona rural de Passira, teve a campanha marcada pela falta de recursos, ficou conhecida como a “candidata lisa” e venceu por 116 votos, tendo 50, 29% dos votos válidos.

PRAZO CURTO - em Frei Miguelinho, Adriana Assunção, teve pouco dias de campanha

PRAZO CURTO – Frei Miguelinho, Adriana Assunção, teve pouco dias de campanha

Em Frei Miguelinho, a prefeita eleita Adriana Assunção (PSB)  teve pouco mais de duas semanas de campanha. Durante o processo eleitoral, ela substituiu o irmão e ex-prefeito Gilmar Assunção, que retirou a candidatura por questões judiciais. Filha do ex-prefeito Galdêncio Assunção, venceu com diferença de 206 votos, tendo 45,83% dos votos válidos.  

RADIÇÃO - Mariana Medeiros (PTC) é filha do ex-prefeito de Cumaru José Américo

TRADIÇÃO – Mariana Medeiros (PTC) é filha do ex-prefeito de Cumaru José Américo

Outra mulher de família tradicional na política que foi eleita é Mariana Medeiros (PTC), eleita com 55.72% dos votos válidos em Cumaru. Casada com o deputado estadual Eriberto Medeiros, de quem também é prima, é filha do ex-prefeito José Américo Medeiros, que governou o município entre os anos de 1989 e 1992.

Em Pernambuco este ano, 5,9 mil mulheres se candidataram. Do total, 5,7 mil disputaram vagas no Legislativo. Apenas 92 representantes do sexo feminino concorreram a prefeituras e 120 ocuparam as chapas na condição de candidatas a vice.