PSOL oficializa apoio à pré-candidatura de Marília Arraes. Paulo Rubem sai da disputa
11/08/2020
Governo Bolsonaro vincula mortes e casos de Covid a governadores adversários
11/08/2020

Advogado: qual a importância desse profissional para a sociedade

Mário Flávio

Nesta terça-feira, 11 de agosto, é celebrado em todo o Brasil o Dia do Advogado, uma das mais antigas profissões de que se tem conhecimento. No Brasil, a advocacia está regulamentada pelo Estatuto da OAB, Código de Ética e pelos Provimentos do Conselho Federal da OAB.   

A advogada, mestra em Direito e professora do curso de Direito da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Anna Dolores Barros, explica que o 11 de agosto foi estabelecido no Brasil o Dia do Advogado, para comemorar a inauguração das duas primeiras escolas de Direito do Brasil, fundadas pelo Imperador D. Pedro I, instaladas em Olinda, no Mosteiro de São Bento e em São Paulo.  

Segundo a docente, o advogado tem um importante papel junto à sociedade, no sentido de prestar uma função social, de cuidar dos direitos das pessoas que a ele confiam seus anseios e seus problemas, vindo a colaborar com os demais órgãos encarregados dessa prestação. Função está considerada indispensável à administração da justiça, conforme se observa da análise do art. 133 da CF/88.  

“As atividades de postulação, consultoria e assessoria são as mais conhecidas, no entanto, outra atividade também importante já surgiu há algum tempo e vem sendo objeto de discussão entre doutrinadores, professores e estudantes: a de negociador. O advogado, diante das inovações do Direito, está preocupado em resolver os conflitos antes mesmo que eles sejam levados a julgamento. Para isso, é necessário conhecimento interdisciplinar, agregando matérias como psicologia e economia”, afirma a advogada e professora.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.