Eduardo Campos é nome de escola na cidade de Joaquim Nabuco…
10/02/2015
Para melhorar a produção textual…
10/02/2015

A energia de Dona Deda, homenageada do Carnaval de João Alfredo…

1044239_10203546659016298_7160601739879650923_n

Há anos, o frade capuchinho Frei Damião de Bozzano batizou João Alfredo como “Cidade Feliz”. Na oportunidade, em 1979 ao encerrar as Santas Missões, Frei Damião dizia que João Alfredo “não era uma cidade rica, uma cidade bonita, uma cidade grande, mas era uma cidade feliz, de um povo ordeiro, hospitaleiro e animado”.

img404

Hoje, passados muitos anos, a “Cidade Feliz” tem na aposentada Josefa Anna de Albuquerque, Dona Deda, viúva, 67 anos, mãe de 6 filhos e 10 netos, uma de suas “embaixadoras”. A animação de Dona Deda é visível em tudo o que fez e faz como técnica em citologia oncótica, professora e artesã. “Quando a gente executa uma atividade com alegria, as dificuldades diminuem e logo aparecem as soluções”, frisa Deda.

Como vem acontecendo nos anos anteriores, o Carnaval de João Alfredo presta uma homenagem a uma pessoa ligada à folia. Este ano não será diferente.

img400 - Cópia

O centro das atenções durante os quatro dias de Carnaval será Dona Deda que é integrante ativa de grupo de terceira idade e, claro, foliã convicta.

Por tudo isso a prefeita Maria Sebastiana decidiu render homenagens a ela no Carnaval (no ano passado o homenageado da festa foi “Durval do Sax”).

img404 - Cópia

A relação da homenageada com o Carnaval vem desde a infância, mas ela gosta de renovar as imagens, indo todo ano ver e participar da folia joãoalfredense quer no Grupo da Melhor Idade quer nas ruas da cidade. “Eu vou para o Carnaval olhar tudo com olhos de criança”, ensina.

Na sua casa na Rua Doralice Menezes e Silva, no bairro Centro, Dona Deda recebeu, domingo passado, o Blog Dimas Santos para esta entrevista:

img403

Como recebeu a notícia que ia ser a homenageada do Carnaval 2015 em João Alfredo?

– No fundo eu tinha esse desejo, de ter minha participação em eventos da cidade reconhecida. Mas confesso que fiquei bastante feliz, em poder repassar essa alegria primeiramente a minha família, especialmente a dois filhos que estão doentes, e também aos amigos e amigas. Aproveito para agradecer o honroso convite da prefeita Maria Sebastiana, da secretária de Educação Alessandra e a todos que fazem a equipe organizadora do Carnaval 2015. A satisfação também é para a mulheres que pela primeira vez vê uma representante nessa homenagem que anualmente a prefeitura presta durante o Carnaval.  

Mostrando a fantasia do ano passado.

Mostrando a fantasia do ano passado.

Já preparou a fantasia?

– Tenho várias fantasias que usei em carnavais passados, mas fiz um esforço para adquirir um traje novo e especial para compartilhar o momento de felicidades com o povo da nossa terra. Vou participar da abertura dos festejos carnavalescos trajada de Cleópatra.

Como sua família recebeu esta homenagem à senhora?

– Como todos sabem, estou com um filho e uma filha enfermos. Rogo diariamente a Deus pela saúde deles e me esforço para não deixar a tristeza tomar conta de mim. Tento ser um espelho de alegria e vida para eles. O otimismo e a alegria sempre vencerão o pessimismo e a tristeza. Deus quer a gente sempre sorrindo, apesar dos problemas.

Amor…
– Primeiro a Deus, a minha família e a todos que me consideram do jeito que eu sou. O amor é a base de tudo, pois vem de Deus.

img399

Desejo…
– Viver bem, com muita saúde, respeito,atitude,  paz e amor.

Diversão…

– Viajar, dançar, assistir televisão e desfrutar a companhia de familiares e amigos.

Neste Carnaval, pretende seguir algum bloco, ir para algum Baile?
– Eu gosto de ver os blocos, que saem durante o dia, mas quero ver um pouco de tudo este ano.

Não gosta…

– Mentira e falsidade. As pessoas negativas que fiquem bem longe de mim.

20150207_223512

Festejos…
– Todos de um modo geral. Onde estiver uma lata batendo, estou por perto. Adoro movimento, confraternização e alegria.

Preconceitos…
– Deus ama a gente independente da cor, dinheiro, idade, raça, condição sexual e qualquer outra coisa que as pessoas possam usar pra jogar a outra pra baixo. O principal é a gente respeitar para ser respeitado. O preconceito é uma maneira bruta que a pessoa encontra para julgar e ferir a alma do outro. Graças a Deus, não tenho preconceito por nada.

20150207_231055

Mensagem…
– Agradeço a Deus por estar aqui neste momento, pelo tempo já vivido e pela família maravilhosa que tenho. Minha gratidão também vai a todos que me consideram e a prefeita Maria Sebastiana pela homenagem. Vou me esforçar para ser a foliã à altura da alegria do Carnaval de João Alfredo. Vamos a festa porque a festa é nossa…

 

Fotos: Dimas Santos e arquivo pessoal de Dona Deda

7 Comments

  1. Lico Silva disse:

    Parabéns pela escola da homenageada. Dona Deda é uma grande foliã. Exemplo de mãe de família e grande personalidade.

  2. Paulinho disse:

    muito merecido Dona Deda de Paizinho Augusto.

  3. Beto Lima disse:

    no proximo ano devia homenagear nelson do acordeon. nelson é uma pessoa especial e que dedica a cultura da nossa terra.dona deda mereci deste ano.

  4. SILVA disse:

    VALEU,BEM MERECIDO.

  5. Rogerio José disse:

    Dona Deda é uma pessoa iluminada. Parabens para a prefeita Maria e os organizadores….

  6. Rogerio José disse:

    No próximo ano deveria homenagear a professora Aldileia Luna. Ela faz bonecos de carnaval. É uma grande artista da nossa terra. Fala isso para a prefeita Dimas Santos.

  7. Izabela disse:

    Ainda não conheci uma pessoa mais animada que D. Deda. Foi uma sábia escolha homenagea-la no nosso carnaval. Parabéns aos envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.