TV é o meio preferido de 63% dos brasileiros para se informar, e internet de 26%, diz pesquisa…

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Quase 90% dos brasileiros se informam pela televisão sobre o que acontece no país, sendo que 63% têm na TV o principal meio de informação. A internet está em segundo lugar, como meio preferido de 26% dos entrevistados e citada como uma das duas principais fontes de informação por 49%. Os dados são da “Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira”, divulgada nesta terça-feira (24) pela Secretaria de Comunicação Social do governo. A pesquisa foi realizada entre 23 de março e 11 de abril de 2016 e ouviu 15.050 pessoas com mais de 16 anos de todo o país. O objetivo do estudo é conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira para a elaboração de comunicação e divulgação do governo federal. 

Dos entrevistados que assistem TV, 77% afirmaram que fazem isso todos os dias. Tanto durante a semana quanto nos finais de semana, os entrevistados assistem, em média, de 3 a 4 horas de televisão por dia. Mais da metade dos entrevistados que assistem TV disseram que confiam sempre ou muitas vezes nas notícias veiculadas por esse meio.

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Segundo o relatório, a emissora mais vista pelos que responderam à pesquisa é a TV Globo, mencionada por 73% dos entrevistados. Em seguida, estão o STB (36%) e a Record (32%).

Entre os entrevistados que afirmaram se informar pela internet, 50% disseram acessar diariamente, e 91% pelo celular. Tantos nos dias de semana como nos finais de semana, a média de tempo de acesso fica um pouco acima de 4h30 diárias.

Essa é a terceira edição da Pesquisa Brasileira de Mídia, que começou a ser realizada em 2013. Nas três, a televisão aparece como o meio de comunicação mais citado pelos entrevistados.

Rádio, jornais e revistas

Depois da TV e da internet, aparecem como principais meios de informação citados pelos entrevistados o rádio (7%) e os jornais (3%). A opção “revista” teve 0% de menções como principal fonte de informação.

Entre quem mencionou mais de uma mídia, o rádio apareceu em 30% das citações, e os jornais, com 12%. As revistas ficaram com 1% das menções (no caso de mais de uma mídia citada).

Sobre a frequência de uso desses meios, cerca de dois em cada três entrevistados disse ouvir rádio – a metade deles afirmou fazer isso todos os dias. Em média, os brasileiros ouvem três horas diárias de rádio, entre segunda e sexta-feira. Como o número de emissoras é muito grande e há diferentes estações em cada região, nenhuma teve mais de 2% de citações na pesquisa.

Um em cada três entrevistados disse ler jornal. A maioria prefere consultar a versão impressa, entre segunda e sexta-feira. O tempo médio de leitura é de uma hora e dez minutos por dia. Os mais lidos segundo a pesquisa são “O Globo” (8% de menções) e a “Folha de S.Paulo” (7%).

Cerca de 25% dos entrevistados afirmaram ler revistas. Quase metade dos leitores compram a revista na banca e 16% disseram ser assinantes. A versão impressa é a mais acessada. Tanto durante a semana, quanto aos sábados e domingos, a média de leitura é de cerca de uma hora e dez minutos por dia. O título mais lido é “Veja” (25% de menções). “Caras” (7%), “IstoÉ” (5%) e “Época” (5%) estão em segundo lugar. (Agência Brasil)