Secretaria de Assistência Social de Machados, promove 1º Prêmio “Não ao trabalho infantil, sim ao direito à infância…


Na tarde de ontem (14) aconteceu no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Machados, a mobilização em combate ao trabalho infantil, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o CREAS, CRAS e SCFV em parceria com a Secretaria de Educação.

O Prêmio teve como finalidade promover a discussão da temática trabalhada dentro do mês de Junho, ao qual especificamente no dia 12 é vivenciada a Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, através da Elaboração de Redações. A premiação foi uma das formas de incentivar e fazer conhecer de forma efetiva da temática e seus desdobramentos dentro do âmbito escolar levando à comunidade a qual o/a estudante está inserido/a, compreendendo assim que será feita uma integração dos conhecimentos apreendidos dentro da escola, com os saberes de seu cotidiano.

O prêmio foi direcionado aos alunos e alunas devidamente matriculados/as nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), das escolas da rede pública de ensino do município de Machados-PE. Cada escola poderá inscrever até 04 (quatro) redações, sendo estas, divididas nas categorias: I categoria (alunos e alunas do 6º e 7º anos); II categoria (alunos e alunas do 8º e 9º ano). Cada categoria contou com premiação de 02 alunos/as (primeiro e segundo lugar). Onde a Comissão Avaliadora formada por 3 professores da Língua Portuguesa, deveria eleger as 04 redações com maior destaque, sendo 02 de cada categoria, dividas em primeiro e segundo lugar.

Continua…

O evento contou ainda com apresentação do “Lúdico Infantil” do Centro de Criação Galpão das Artes, que apresentou duas histórias, unidas por dois contadores. A primeira temática foi: HISTÓRIAS DE UM BARQUINHO que falava de uma amizade entre um barco e outros elementos que alimentam elos de muito companheirismo. A segunda foi A CIGARRA E A FORMIGA, uma fábula que emociona pela lição evidenciada no final, em que cada um necessita fazer sua parte e que cada um só dar o que tem .

Participaram da premiação o prefeito Argemiro Pimentel​, secretária de Assistência Social – Elisandra Cunha​, secretária adjunta de Educação – Egineide Edilene, técnicos do CRAS e CREAS, representantes do Conselho Tutelar, avaliadores das redações, alunos da rede municipal, usuários do SCFV, entre outros visitantes. (PMM/Fotos Emballus.com)