Padroeira do Brasil – Nossa Senhora de Aparecida

Neste Quinta-feira(12), comemora-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora de Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América.

Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.

Segundo estas fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.

Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha.Já a imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa. Em 1978, após o atentado que a reduziu a quase 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Peritos afirmam que ela foi moldada com argila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação.

O Santuário Nacional de Aparecida deve receber, nesta quinta-feira, a visita de pelo menos 150 mil fiéis para a celebração do dia da padroeira do Brasil – a maior concentração de pessoas é esperada para a missa das 10 horas, a principal do dia, e que deverá contar com a presença do governador Geraldo Alckmin. As celebrações tiveram início oficialmente às 5h30, com a primeira missa do dia.

Os portões do Santuário foram mantidos abertos durante toda a madrugada para receber os romeiros, que chegaram em diversos ônibus ao local. Além da primeira missa, a abertura das comemorações foi marcada por uma procissão que saiu do Santuário em direção ao local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora, Porto do Iguaçu.

A festa será encerrada às 17h30, com um show no pátio do Santuário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by WordPress | Designed by: diet | Thanks to lasik, online colleges and seo