Operação da PF no Recife tem ligação com prisão de ex-ministro…

fachadaPF-recife-manha-quin

FolhaPE, com informações de Marília Neves

A prisão do ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo (PT), nesta quinta-feira (23), tem ligação direta com as buscas que ocorrem no Recife, segundo informou a Polícia Federal (PF). As investigações são concentradas em São Paulo, mas houve desmembramento delas na capital pernambucana.

No Recife, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão, nos bairros da Ilha do Leite e Boa Viagem, e dois de prisão preventiva, de dois empresários, na Jaqueira e Boa Viagem. Os empresários envolvidos não tiveram seus nomes revelados e ainda não chegaram à sede da Polícia Federal, no Bairro do Recife.

Investigação
Investigações preliminares dão conta de que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) direcionou a contratação de uma empresa de prestação de serviços de tecnologia e informática para a gestão do crédito consignado na folha de pagamentos de funcionários públicos federais com bancos privados, interessados na concessão de crédito consignado.

Entretanto, 70% dos valores recebidos por essa empresa eram repassados a pessoas ligadas a funcionários públicos ou agentes públicos com influência no ministério, entre os anos de 2010 e 2015.