Moraes relata inquérito contra Aécio…

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que já foi filiado ao PSDB, foi sorteado o novo relator de um inquérito contra o senador afastado Aécio Neves (MG). O tucano é investigado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, cartel e fraude a licitações em um processo instaurado com base nas delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht.

O ministro Edson Fachin, responsável pela Operação Lava Jato, era o relator do caso até ontem, mas a Procuradoria-Geral da República pediu a redistribuição do inquérito, que não trata de irregularidades na Petrobras. O pedido foi aceito pela presidente do STF, Cármen Lúcia. O inquérito investiga se Aécio organizou, em 2007, um esquema para fraudar licitações na construção do centro administrativo. Na época, ele iniciava seu segundo mandato como governador de Minas Gerais. Na semana passada, uma das investigações contra Aécio foi sorteada para Gilmar Mendes.

Cassação
O líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues, protocolou, ontem, no Conselho de Ética da Casa, recurso contra a decisão do presidente do colegiado, senador João Alberto (PMDB), de arquivar a representação que pede a cassação do mandato de Aécio. A secretaria do Conselho de Ética informou que convocará reunião do colegiado com 48 horas de antecedência para a votação do recurso.

(AB)