João Alfredo presente em reunião do CONIAPE: debate sobre o fim dos lixões nos municípios consorciados…

10352083_1582106275351553_3564728297865616081_n

Caruaru sediou ontem (11) mais uma reunião do CONIAPE, Consórcio Municipal integrado por 13 prefeituras, dentre as quais o município de João Alfredo, que foi representado pelos secretários Josevaldo Santana (Administração) e Severino Souza Neto (Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente). O CONIAPE é presidido pelo prefeito José Evilásio de Araújo, de Taquaritinga do Norte.

Dentre outras coisas urgentes e importantes para os municípios, foi debatida a questão das ações de meio ambiente a serem implantadas e o fim gradativo dos lixões.

O consórcio é o melhor caminho para resolver a questão ambiental causada pelos resíduos sólidos, visto que as prefeituras estão respondendo a questionamentos, principalmente do Ministério Público, sobre os lixões nas cidades. O desafio é viabilizar o sistema de aterros sanitários e equipamentos para a coleta de resíduos sólidos nos 13 municípios integrados.

O prazo estabelecido na Política Nacional de Resíduos Sólidos para o fim dos depósitos irregulares terminou em agosto deste ano, mas estima-se que apenas 20% dos municípios brasileiros conseguiram concluir e publicar seus planos municipais.

Desta forma foi discutida a necessidade de ampliação do prazo para a regularização dos municípios e as alternativas para resolver de forma efetiva esse grave problema ambiental. Atualmente existe quase 3 mil lixões no Brasil distribuídos em 2.800 cidades. Os municípios não terão como cumprir essa meta até dezembro de 2014, porque é pouco tempo para realizar o licenciamento ambiental, o planejamento e, principalmente, a obra que precisa ser feita para construir aterros sanitários.

Todos os resíduos produzidos pelos habitantes vão parar nos lixões das cidades, provocando um impacto ambiental muito grande e os prefeitos têm esse prazo quase vencendo. Então têm  que resolver esse problema do lixão o mais rápido possível.

Por isso, essa destinação dos resíduos começa a ser discutida regionalmente. Com a utilização dos aterros, a intenção é de que depois sejam construídas usinas de reciclagem. “Esse consórcio é uma solução que as cidades têm adotado para unir forças e resolver problemas em comum, nesse caso o dos lixões. Ganhamos em tecnologia e em processamento”, frisou Josevaldo Santana, secretário de Administração de João Alfredo.

E acrescentou: “A vergonha do lixão não existe apenas em João Alfredo e nem tão pouco foi esta gestão quem criou; pelo contrário, será nesta gestão que o problema será resolvido e enfrentado de frente. Deixemos de denuncismos vazios e com tom de desconstrução da imagem de quem está tentando fazer o melhor por João Alfredo” enfatizou.

No encontro estavam o promotor do Meio Ambiente, André Felipe, o presidente do CONIAPE , José Evilásio de Araújo, que é prefeito de Taquaritinga do Norte, além dos seguintes prefeitos: Miguel Barbosa (Bom Jardim), Rosineide Barbosa (Casinhas), Lula da Capivara (Frei Miguelinho), José Neves (São Caitano), Alex Robervan (Santa Maria do Cambucá), Túlio Vieira (Surubim) e Daniel Almeida (Vertente do Lério). 

João Alfredo está legalmente inserido no CONIAPE, conforme autorização da Câmara, através da Lei Municipal nº 962/2013, de 21 de junho de 2013.