Humberto Costa foi um dos grandes vitoriosos de 2018…

Senador eleito em 2010 na chapa de Eduardo Campos, Humberto Costa até então tinha perdido todas as disputas majoritárias que havia disputado, e decidiu disputar dois anos depois a prefeitura do Recife. Naquela ocasião, uma confusão gigante inviabilizou sua competitividade e ele acabou figurando em terceiro lugar e para muitos estava sepultada a sua carreira majoritária.

Pois bem, depois de seis anos afastado do PSB, Humberto incentivou a pré-candidatura de Marília Arraes a governadora, tendo levado a então vereadora do Recife para conversar com o ex-presidente Lula em São Paulo, e dava sinais de que iria viabilizar o projeto próprio do PT ao Palácio do Campo das Princesas.

A pré-candidatura de Marília foi a isca perfeita para atrair o PSB, que pesquisa após pesquisa via sua hegemonia ameaçada pela neta de Arraes. A retirada de Marília foi o passaporte que garantiu a Humberto a sua candidatura a senador na chapa da Frente Popular. Experiente, Humberto sabia que não dava pra entrar numa aventura política para o Senado sendo candidato de oposição, e identificou que não tinha votos para se eleger deputado federal, uma vez que era preciso montar as bases e ele não tinha costurado esses apoios.

Uma vez candidato a senador pela Frente Popular, Humberto beneficiou a reeleição de Paulo Câmara porque tirou Marília do jogo, e pavimentou sua reeleição para o Senado, depois de ter sido dado por muitos como carta fora do baralho. Tudo que foi construído por Humberto é suficiente para perceber que ele é a mente de brilhante do PT em Pernambuco e por isso ele garantiu mais do que oito anos no Senado, também continuará sendo um dos expoentes do partido nacionalmente.

Goste-se ou não dele ou de seus métodos, é inegável que Humberto Costa é um animal político que foi um dos grandes vitoriosos das eleições deste ano, não só por ter sido o senador mais votado como por retirar a pecha de que só foi eleito em 2010 exclusivamente pelo apoio de Eduardo Campos. A sua vitória este ano lhe faz não só o líder absoluto do PT como candidato natural a governador em 2022. (Edmar Lyra)