Homicídios voltam a crescer em Pernambuco no mês de março…

1212 (1)

O número de homicídios voltou a crescer em Pernambuco no mês de março, após redução em fevereiro. Foram registrados 395 crimes violentos letais intencionais (CVLI) no período, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). O número é 18% maior que os 335 homicídios que foram registrados no terceiro mês do ano de 2015.

De janeiro a março, o estado registrou 1056 homicídios, o que representa um aumento de 7% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando Pernambuco teve 983 CVLI registrados. Nos três primeiros meses do ano, o Recife teve 157 homicídios registrados, contra 147 do mesmo período de 20215.

Continua..

Somente em fevereiro o estado registrou número menor de mortes que o ano anterior, com 6% menos homicídios – índice abaixo da meta de 12%, instituída pelo Pacto pela Vida. Em fevereiro do ano passado, Pernambuco teve 325 mortes por crimes, contra 307 deste ano.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), locais com índices iguais ou superiores a 10 a cada 100 mil habitantes são tidos como zonas endêmicas de violência. Apenas 18 localidades pernambucanas estão abaixo desse índice em março: Afogados da Ingazeira, Alagoinha, Bodocó, Brejinho, Calçado, Carnaíba, Cedro, Fernando de Noronha, Granito, Iguaraci, Ingazeira, Jurema, Manari, Moreilândia, Salgadinho, Santa Terezinha, Tacaratu e Vertente do Lério.

Onda de crimes
A sensação de insegurança vem preocupando moradores de Pernambuco. Criminosos arrombaram e explodiram uma agência bancária do Banco do Brasil na madrugada de sexta-feira (8), em Cupira, no Agreste. De acordo com a Polícia Militar, o crime foi cometido por cerca de 30 homens armados. Eles estavam em três carros e, possivelmente, um caminhão, conforme informou a PM. Esta é a segunda ação deste tipo registrada em menos de uma semana no Agreste de Pernambuco, quando caixas eletrônicos foram explodidos em Vertentes.

Um adolescente foi apreendido, na sexta (8),suspeito de ter participado do assassinato de um policial militar da Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta (CIPMoto), na quarta-feira (6), em Jaboatão dos Guararapes. De acordo com a polícia, a vítima estava em um depósito de bebidas aguardando a esposa que vinha da faculdade, quando dois homens chegaram em uma moto e anunciaram o assalto ao estabelecimento. O PM teria reagido e, na troca de tiros, foi atingido com pelo menos três disparos.

Na quinta-feira (7), um arrastão assustou passageiros que estavam no Terminal Integrado Pelópidas da Silveira, em Paulista, no Grande Recife. Na noite da quarta-feira (6), cinco homens armados assaltaram uma agência do Banco do Brasil, localizada em um shopping em Paulista. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos conseguiram arrombar e levar o dinheiro de três caixas eletrônicos usando maçarico e serras.  (G1)