De acordo com Guilherme Uchoa, Paulo Câmara não vai interferir na eleição pela presidência da Assembleia…

20141222170849915158e

A última sessão da Assembleia Legislativa antes do recesso de fim de ano foi marcada pela defesa da alternância de poder na Presidência da Casa e pela despedida de alguns dos deputados que não seguirão no cargo a partir da próxima legislatura.

Diante das polêmicas que marcam a tentativa de reeleição de Guilherme Uchoa (PDT), que busca o quinto mandato, o deputado estadual reeleito Rodrigo Novaes (PSD) defendeu no plenário a mudança no comando da Casa. De acordo com Novaes, “a volta da alternância dará ânimo ao poder Legislativo”.

Em entrevista após a sessão, Uchoa evitou citar o nome de Novaes, mas afirmou que nenhuma posição isolada dos deputados vai influenciar a eleição, destacando que a decisão será da maioria dos parlamentares. O pedetista destacou ainda que pelo o que é indicado em suas conversas com o governador eleito Paulo Câmara, o socialista não vai interferir na condução de Uchoa para um novo mandato.

O próprio governador já afirmou que Uchoa fará parte de seu “projeto de governo”, porém, sem condicionar a participação do pedetista ao cargo de presidente da Casa. 

Despedida

A sessão foi também um momento de despedida. O deputado federal eleito Betinho Gomes (PSDB) agradeceu em seu último discurso na assembleia a oportunidade de representar Pernambuco na Câmara Federal. O também tucano Daniel Coelho, que assim como Betinho estará em Brasília na próxima legislatura, agradeceu o respeito dos colegas e destacou a aprendizagem que obteve nos últimos quatro anos. “O parlamento é a vivência da convergência e o respeito às divergências”, afirmou. (Diário de Pernambuco)