Anderson Ferreira abre vantagem em Jaboatão…

Matheus Britto

Diário de Pernambuco

Os dados da pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto de Pesquisa Datamétrica, entre os candidatos que disputam a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, apontam que Anderson Ferreira (PR) abriu vantagem em relação ao candidato Neco (PDT). Os números, do segundo levantamento realizado neste segundo turno pelo instituto, mostram que Anderson detém 40,30% das intenções de voto contra 31,32% do pedetista. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 15 de outubro, os dois estavam empatados tecnicamente, com 40,52% e 38,91%, respectivamente.

Entre o período da entrevista das duas pesquisas, 8 de outubro e 17 de outubro, os dois concorrentes tiveram uma diminuição das intenções de votos. A de Anderson Ferreira foi mínima, oscilou menos de um ponto percentual (40,52% para 40,30%). Mas a queda nas intenções de votos de Neco foi além da margem de erro, de três pontos para mais ou para menos. O pedetista passou de 38,91% para 31,32%.

O levantamento mostra ainda que o número de votos brancos e nulos, assim como os indecisos, cresceu em comparação à análise anterior. Enquanto o primeiro grupo aumentou pouco mais de dois pontos percentuais, passando de 9,88% para 12,02%, o percentual de pessoas que declararam não saber em quem votar saltou de 8,29% para 15,53%. Quando se analisa apenas os votos válidos (excluindo os brancos, nulos, indecisos e os que não opinaram), Anderson Ferreira aparece com 56,27% das intenções, contra 43,73% de Neco. Na pesquisa anterior, os números eram 51,01% e 48,99%, respectivamente.

“Este resultado confirma aquele encontrado na pesquisa anterior. Mais que isso: aponta um movimento de crescimento de Anderson Ferreira de mais de cinco pontos percentuais, considerando-se os votos válidos”, disse Analice Amazonas, presidente do Instituto de Pesquisa Datamétrica.

Continua…

Outro ponto analisado pela pesquisa foi a expectativa de vitória dos eleitores com relação aos dois candidatos. Também nesse cenário, Anderson Ferreira manteve a liderança e aumentou a diferença em relação a Neco. Na pesquisa atual, 47,27% dos eleitores ouvidos acreditavam que o candidato do PR venceria a disputa, enquanto 33,01% apostavam que Neco ganharia. No levantamento anterior, os números foram 45,67% e 40,31%, respectivamente. O percentual de pessoas que declararam não saber quem ganharia, no entanto, aumentou: passou de 11,73% na primeira pesquisa para 18,59% para a atual.

“A liderança de Anderson Ferreira reafirmada na atual pesquisa e o aumento da expectativa de vitória dele sobre Neco certamente indicam um ambiente sugestivo de que Anderson vencerá a disputa”, afirmou Analice Amazonas. No entanto, apesar de os números mostrarem uma vantagem de Anderson Ferreira, ela destacou que há questões que precisam ser observadas e, por isso, não se pode cravar um vencedor na disputa. “Primeiro, sabe-se que na velocidade da dinâmica de uma disputa eleitoral, os dias que restam antes da eleição são suficientes para provocar mudanças num cenário com esta distância”, disse.

Outro fato apontado por Analice que pode causar mudanças no resultado da corrida eleitoral em Jaboatão foi o crescimento do número de indecisos. “Embora a certeza de votos esteja razoavelmente estável nos dois casos, o crescimento no número de indecisos permite entender que mudanças de fato podem ocorrer. De todo modo, se as eleições fossem hoje, Anderson Ferreira provavelmente seria eleito”, ressaltou.

Avanço na fatia do adversário

A segunda pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes também analisou a migração dos eleitores que votaram em outros candidatos no primeiro turno. De acordo com Analice Amazonas, presidente do Instituto de Pesquisa Datamétrica, a preferência por Neco (PDT) tem crescido entre o grupo de eleitores que declararam ter votado no Pastor Cleiton Collins (PP). “No levantamento anterior, 76,34% desses eleitores declararam voto a Anderson Ferreira. Na pesquisa atual, esse percentual caiu para 63,31%. Neco, que antes tinha 23,66% das intenções de voto desses eleitores, apresentou 36,69%”, disse.

No caso do espólio deixado por Heraldo Selva (PSB), que também disputou o cargo de prefeito no primeiro turno, a migração dos eleitores foi classificada como não expressiva por Analice. “Cada um dos candidatos continua tendo cerca da metade dos votos que foram daquele candidato no primeiro turno”, destacou.

Assim como na pesquisa anterior, o levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Datamétrica ouviu 1.050 eleitores de Jaboatão. Realizado no dia 17 de outubro, o estudo possui uma margem de erro de 3% para mais ou para menos e uma significância de 95%. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e possui o número de identificação PE-06968/2016.